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Bolsas

Como faço para ter acesso ao Programa de Bolsas da UFOP?

A participação nos programas de bolsas está condicionada a avaliação socioeconômica do estudante de acordo com seu nível de classificação. Mais informações sobre a avaliação socioeconômico, clique aqui.

Qualquer estudante pode solicitar as bolsas?

As bolsas podem ser pleiteadas por estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado sem bolsa), na modalidade presencial.

O acesso se fará de acordo com resultado de avaliação socioeconômica.

Quando posso solicitar as bolsas alimentação e permanência?

As bolsas podem ser solicitadas a qualquer momento, de acordo com a necessidade do estudante. Para acessá-las, o estudante deve se inscrever no Cadastro para Programas de Assistência Estudantil (CPAE), disponível na plataforma Minha UFOP, e aguardar resultado da avaliação socioeconômica.

Tranquei a matrícula, o que devo fazer para retomar a bolsa quando retornar à UFOP?

O trancamento total do período configura afastamento temporário. Para continuar a acessar as bolsas, quando retornar à condição de matriculado o estudante deverá inserir os programas de bolsa desejados na plataforma Minha UFOP. Este procedimento só é possível se a validade da avaliação socioeconômica ainda estiver vigente. Caso contrário o estudante deverá fazer novo pedido e se submeter novamente a todo o processo de avaliação socioeconômica.

Existe carga horária mínima a ser cursada para manutenção dos programas de bolsa da PRACE?

Sim. O estudante deve estar matriculado em no mínimo 150 horas. Para mais informações acesse a Portaria PRACE 014/2014.

Não tenho conta corrente, o que devo fazer para me cadastrar nos programas de assistência estudantil (CPAE)?

A bolsa permanência é paga apenas em conta corrente pessoal do estudante, por esse motivo não é possível realizar o cadastro sem informar sua conta corrente.

O estudante que não possuir conta corrente deve providenciar a abertura, pois em nenhuma hipótese a bolsa será paga em contas de terceiros.

Posso acumular as bolsas de assistência estudantil?

Sim. O estudante pode acumular as bolsas alimentação e permanência.

Posso acumular as bolsas de assistência estudantil com bolsas acadêmicas?

Aos alunos da graduação presencial é permita a acumulação da Bolsa-Permanência com outra bolsa remunerada oferecida pela UFOP ou pelas instituições parceiras, desde que sejam bolsas de mérito acadêmico.

Quando receberei minha primeira bolsa-alimentação?

A bolsa-alimentação é creditada automaticamente na carteira do estudante. Para os estudantes de graduação o crédito é liberado em até 3 dias úteis, para os estudantes de pós-graduação em até 10 dias úteis.

* Estes prazos são contados a partir da data de conclusão da avaliação socioeconômica.

Fiz novo processo seletivo (SISU) e agora estou com nova matrícula, continuarei recebendo minhas bolsas?

O estudante participante de qualquer programa de assistência estudantil que mudar de curso por meio de novo processo seletivo (SISU) e estiver com nova matrícula terá o pagamento de suas bolsas suspensos.

Caso esteja com prazo de avaliação socioeconômica vigente, o estudante deverá comunicar a mudança de matrícula à Prace, para que tenha suas bolsas migradas, sem necessidade de nova avaliação.

Quando receberei minha primeira bolsa-permanência?

A previsão de pagamento da bolsa-permanência é até o 10º dia útil do mês subsequente à inserção do estudante no programa de bolsa.

Quando receberei minha primeira bolsa-transporte?

O pagamento da bolsa-transporte é realizado no mês subsequente à aprovação do pedido, até o dia 20.

Qual a data do pagamento de bolsas permanência e transporte?

A previsão de pagamento das bolsas permanência e transporte é até o 10º dia útil de cada mês.

Os créditos da minha bolsa-alimentação não foram liberados, o que devo fazer?

O estudante deve acessar o portal Minha UFOP > Consulta > Bolsas e verificar a regularidade da bolsa:

1) se a data de validade da bolsa está vigente;

2) se a bolsa não foi suspensa por rendimento acadêmico, carga horária ou duplicidade.

  • Caso não tenha ocorrido as situações acima, o aluno deve encaminhar email para bolsas@prace.ufop.br ou se dirigir à unidade da Prace/NACE do campus de referência do seu curso.

O pagamento da minha bolsa (Permanência ou Transporte) não foi efetuado, o que devo fazer?

O estudante deve acessar o portal Minha UFOP > Consulta >Bolsas e verificar a regularidade da bolsa:

1) se a data de validade da bolsa está vigente;

2) se a bolsa não foi suspensa por rendimento acadêmico, carga horária ou duplicidade.

  • Caso não tenha ocorrido as situações acima, o aluno deve encaminhar email para bolsas@prace.ufop.br ou se dirigir à unidade da Prace/NACE do campus de referência do seu curso

Porque a bolsa-transporte não tem valor fixo de um mês para outro?

A bolsa-transporte varia em razão do número de dias letivos do mês referente ao pagamento e do número de disciplinas em que o discente está matriculado

Mudei minha conta bancária, o que devo fazer?

O estudante que mudar de conta bancária deve, ele próprio, atualizar essa informação no sistema Minha UFOP

Preciso de uma declaração que sou contemplado pelos programas da Prace . Como devo proceder?

O estudante deve comparecer pessoalmente na recepção da Prace em Ouro Preto (no caso das moradias de Ouro Preto) ou no Nace (para moradia de Mariana) e preencher requerimento solicitando a declaração.

O documento será emitido no prazo de 3 dias úteis.

Qual é o critério para suspensão de bolsas por rendimento acadêmico insatisfatório?

  • A bolsa permanência: será suspensa quando o estudante tiver coeficiente de rendimento semestral inferior a 5.0 por dois semestres consecutivos.
  • As bolsas alimentação e transporte: serão suspensas quando o estudante tiver coeficiente de rendimento semestral inferior a 5.0 por três semestres consecutivos.

Minha bolsa foi suspensa por rendimento acadêmico insatisfatório, posso recorrer dessa decisão?

As suspensões ocorrem seguindo-se exclusivamente as regulamentações da Resolução CUNI 1380/2012 e da Portaria Prace 002/2013. Os recursos contra esse procedimento devem ser protocolados na recepção da Prace. A avaliação do recurso é realizada por uma comissão e o estudante receberá resposta em até 30 dias da data de protocolo.

 

Minha bolsa foi suspensa por rendimento acadêmico insatisfatório, quando poderei reingressar no programa de bolsas?

O retorno aos programas, após a suspensão, estará condicionado a:

  • obtenção de coeficiente de rendimento semestral igual ou superior a 5.0;
  • novo pedido por parte do discente;
  • realização de nova avaliação socioeconômica pela Prace, caso o prazo de validade dessa tenha se encerrado.