skip to content

Bolsas

As bolsas são programas que visam facilitar o acesso à alimentação e complementação financeira concedidos para o custeio de despesas básicas dos estudantes assistidos, para que eles tenham condições de permanecer na Universidade e se dedicar à vida acadêmica.

*IMPORTANTE! A participação nos programas de bolsas está condicionada a avaliação socioeconômica do estudante de acordo com seu nível de classificação. Mais informações sobre a AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA, clique aqui.

Atualmente a UFOP dispõe, por meio da PRACE, aos seus estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação e pós-graduação (sem bolsa acadêmica) dos campi Ouro Preto, Mariana e João Monlevade duas bolsas:

Bolsa O que é Objetivo Situação
Bolsa Alimentação É um benefício concedido através de depósito mensal de créditos correspondentes à bolsa na carteira de identidade estudantil, excluídos os períodos de férias e recessos acadêmicos. Tem por objetivo proporcionar acesso subsidiado aos Restaurantes Universitários da UFOP. Ativa
Bolsa Permanência Possui natureza social e pedagógica e tem por finalidade conceder aos estudantes suporte financeiro para sua permanência no curso de graduação. É um auxílio financeiro concedido ao estudante, em sua conta corrente, para sua permanência na Universidade. Ativa
Bolsa Transporte O bolsa-transporte é concedido apenas para o semestre em curso, ficando sua renovação condicionada à apresentação, pelo aluno, a cada início de semestre letivo, de comprovante de endereço atualizado.   Inativa para novos ingressantes

Bolsas disponibilizadas pela UFOP através de editais publicados.

Atualmente a UFOP dispõe, por meio de edital, o Auxílio Moradia para os alunos da unidade

de João Monlevade.

Bolsa O que é Objetivo Situação
Auxílio Moradia

 

  Ativa

Bolsa de Incentivo ao Desenvolvimento

Acadêmico  

    Ativa

Programa de Incentivo

à Diversidade e à Convivência

   

Ativa

 

Além das bolsas ofertadas pela UFOP, o Ministério da Educação também dispõe a Bolsa Permanencia MEC

Bolsa Permanência MEC
O qué

Consiste na concessão de auxílio financeiro mensal para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, quilombolas e indígena. 

*Maiores informações acesse: http://permanencia.mec.gov.br/Prace Informa com esclarecimentos adicionais.

Público alvo
  1. Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que atendam cumulativamente aos seguintes critérios: ter cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino; possuir renda per capita familiar mensal bruta de até 1,5 salários e estar matriculado em cursos com carga horária superior a cinco horas diárias. Na UFOP, enquadra-se nessa exigência de carga horária apenas a graduação em Medicina.
  2. Estudantes indígenas ou quilombolas independente da carga horária do curso, da procedência escolar e da renda familiar.
Situação Disponível apenas para estudantes indígenas ou quilombolas.
Como acessar

1) Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, clique aqui.

2) Estudantes indígenas e quilombolas, clique aqui

Acesse abaixo informações sobre as bolsas

Acúmulo de Bolsas

Aos alunos da graduação presencial é permita a acumulação da Bolsa-Permanência com outra bolsa remunerada oferecida pela UFOP ou pelas instituições parceiras, desde que sejam bolsas de mérito acadêmico.

Afastamento temporário

O estudante poderá afastar-se temporariamente dos Programas de Assistência Estudantil quando: 

  • efetuar trancamento total do período;
  • afastar-se para mobilidade acadêmica;
  • afastar-se por condições especiais com autorização dos órgãos colegiados da UFOP.

*O retorno aos programas estará condicionado a novo pedido por parte do estudante e à realização de nova avaliação socioeconômica pela Prace, caso o prazo de validade dessa tenha encerrado.

Cancelamento

A oferta das bolsas alimentação, permanência e transporte será cancelada nos seguintes casos: 

  • por pedido do discente;
  • quando o discente concluir seu curso de graduação ou não comparecer às convocações da Prace e não justificar a ausência;
  • por determinação da equipe técnica da Prace, quando constatadas alterações nas condições socioeconômicas do estudante que não justifiquem mais a concessão da bolsa;
  • por determinação da equipe técnica da Prace, quando constatadas omissões, inveracidades ou fraude das informações prestadas; por determinação da Administração ou dos Conselhos Superiores da UFOP.

*O retorno aos programas de bolsas estará condicionado a novo pedido por parte do discente e à realização de nova avaliação socioeconômica pela Prace, caso o prazo de validade dessa tenha se encerrado.

Condições de permanência

Para permanecer nos Programas de Assistência Estudantil, o aluno deverá obedecer às seguintes condições: 

  • estar regularmente matriculado em um curso de graduação na modalidade presencial;
  • comparecer às convocações da Prace;
  • obter rendimento acadêmico satisfatório (coeficiente de rendimento semestral igual ou superior a 5.0).*

 *Os bolsistas que obtiverem rendimento acadêmico insatisfatório ficam obrigados a participar, no semestre subsequente, do Programa Caminhar, acompanhamento realizado pela PRACE.

Mudança de curso

O estudante participante de qualquer programa de assistência estudantil que mudar de curso por meio de novo processo seletivo (SISU) e estiver com nova matrícula e estiver com nova matrícula terá o pagamento de suas bolsas suspensos.

Para a continuidade do pagamento, o estudante deverá informar essa situação à Prace. O estudante que tiver avaliação socioeconômica com prazo vigente terá suas bolsas transferidas para a nova matrícula. Aqueles cujo prazo da avaliação tenha se encerrado, deverão fazer novo pedido e se submeter novamente a todo o processo de avaliação socioeconômica.

Pagamento

Bolsa Alimentação A bolsa alimentação é concedida através de depósito mensal de créditos correspondentes à bolsa na carteira de identidade estudantil do bolsista, excluídos os períodos de férias e recessos acadêmicos.

Bolsa Permanência e Bolsa Transporte

O pagamento da Bolsa Permanência e Bolsa Transporte é efetuado por meio de depósito mensal em conta corrente pessoal do aluno, informada na plataforma Minha UFOP, incluídos os períodos de férias e recessos acadêmicos
Bolsa Permanencia MEC

Informações sobre pagamento da Bolsa Permanência MEC acesse:

  • Informativo sobre recebimento da Bolsa Permanência/MEC/2015
  • Prace Informa/2015
  • As bolsas permanência e transporte são pagas exclusivamente em conta corrente pessoal do bolsista, de quaisquer agências e bancos;
  • O pagamento das bolsas permanência e transporte pode ser creditado na conta corrente do bolsista até o dia 20 de cada mês.

*Problemas decorrentes do recebimento das bolsas permanência e transporte devem ser comunicados ao setor de bolsas da PROF – Pró-reitoria de Orçamento e Finanças: (31) 3559-1391.

Prazos de Concessão

O prazo de concessão das bolsas alimentação, permanência e transporte serão definidos pelos seguintes critérios:

  • prazo de validade da avaliação socioeconômica;
  • tempo previsto na matriz curricular dos respectivos cursos acrescido de 1 (um) ano;
  • acréscimo de seis meses para os alunos que ingressarem em outra habilitação do mesmo curso.

Suspensão

A oferta dos Programas de Bolsas será suspensa em razão do rendimento acadêmico insatisfatório do bolsista, de acordo com os seguintes critérios:

  • Bolsa Alimentação: suspensa quando o discente obtiver coeficiente de rendimento semestral inferior a 5.0 pontos por três semestres consecutivos; 
  • Bolsa Permanência: suspensa quando o discente obtiver coeficiente de rendimento semestral inferior a 5.0 pontos por dois semestres consecutivos;
  • Bolsa Transporte: suspensa quando o discente obtiver coeficiente de rendimento semestral inferior a 5.0 pontos por três semestres consecutivos. 

O retorno aos programas, após a suspensão, estará condicionado a:

  •  obtenção de coeficiente de rendimento semestral igual ou superior a 5.0;
  •  novo pedido por parte do discente;
  •  realização de nova avaliação socioeconômica pela Prace, caso o prazo de validade dessa tenha se encerrado.