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Programa UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores

Notícias

Publicação do Forcult auxilia a implementação de políticas culturais nas universidades brasileiras.

5 Fevereiro 2021

O Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT) acaba de publicar o título FORCULT: instrumento para...

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Seleção de bolsista Núcleo de Tecnologia da Informação – ICSA/Mariana

14 Janeiro 2021

O Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da UFOP abriu processo para seleção de 3 (três) bolsistas e cadastro de reserva de alunos que estejam...

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Lançamento de Frequência Ações de Extensão - dezembro

16 Dezembro 2020

Prezados Responsáveis pelo Lançamento de Frequência das Ações de Extensão, A PROEX publicou no dia 19 de março orientações sobre a continuidade...

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Edital BDI - Desenvolvimento WEB

9 Dezembro 2020

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura, no uso das atribuições que lhe confere o Regimento Geral da Universidade Federal de Ouro Preto, torna pública...

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Propostas homologadas - edital interinstitucional UFOP - IFMG - UFV - UFMG

2 Dezembro 2020

A Pro-Reitoria de Extensão e Cultura da UFOP divulga a homologação das inscrições do Edital Interinstitucional que visa apoiar ações de extensão...

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SEXT - Veja como fazer o login no UFOP Aberta

27 Novembro 2020

A equipe de produção do XXI Seminário de Extensão preparou dois guias para auxiliar participantes a se movimentarem no espaço do UFOP Aberta. O primeiro...

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Desenvolver um conjunto de ações extensionistas nas áreas de formação docente e das práticas pedagógicas na educação básica, com a intenção de promover uma aproximação dialógica entre os conhecimentos produzidos na universidade e os contextos reais da educação pública infantil, fundamental e média da região dos Inconfidentes. As ações se desenvolvem em diálogo com os municípios da Região dos Inconfidentes e com a Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto.

Ano de vigência: 
2017, 2018
Responsável: 
Marcelo Donizete da Silva
Contato: 
marmaio1970@gmail.com

Quem Quiser que Conte Outra

Resumo: 

 

O projeto “Quem quiser que conte outra” alia ações de formação docente à promoção do letramento literário. Visa a oferecer a crianças de Mariana oportunidades de contato com a literatura infantil de qualidade. O projeto será desenvolvido na Casa da Criança/Centro Promocional Cônego José Renato, instituição destinada a atender crianças da região, no contraturno escolar. Os bolsistas, alunos do curso de pedagogia, utilizando obras selecionadas, realizarão sessões literárias semanais, voltadas para o letramento literário.

Ano de vigência: 
2020
Responsável: 

LILIANE DOS SANTOS JORGE

Contato: 

lilianejorge@hotmail.com

Programa vinculado: 

Programa UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores

Desenvolver um conjunto de ações extensionistas nas áreas de formação docente e das práticas pedagógicas na educação básica, com a intenção de promover uma aproximação dialógica entre os conhecimentos produzidos na universidade e os contextos reais da educação pública infantil, fundamental e média da região dos Inconfidentes. As ações se desenvolvem em diálogo com os municípios da Região dos Inconfidentes e com a Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto.

Ano de vigência: 
2017, 2018
Responsável: 
Marcelo Donizete da Silva
Contato: 
marmaio1970@gmail.com
Modalidade temática: 
Educação
Modalidade: 
Projetos
Modalidade temática: 
Educação
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Grupo de Estudos e o Estágio na EFA Paulo Freire: consolidando propostas de formação de professores na Educação do Campo

Resumo: 

O Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo no Território dos Inconfidentes (GiraCampo), vinculado ao Departamento de Educação e ao Programa UFOP com a Escola, da Universidade Federal de Ouro Preto, vem desenvolvendo várias atividades de formação docente, pesquisas e projetos de extensão. No primeiro semestre de 2019, o GiraCampo articulou uma parceria entre a Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP) e a UFOP. O objetivo desta ação foi propiciar que os estudantes dos cursos de licenciatura pudessem realizar seus estágios na EFAP. Esta parceria possibilita aos estudantes conhecerem outra realidade educativa, como a Pedagogia da Alternância e consegue suprir conteúdos e temas específicos das diferentes áreas do conhecimento, que se encontram em defasagem na EFAP. Atrelado as atividades do estágio, o GiraCampo pensou na criação de um Grupo de Estudos em Educação do Campo para fomentar as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas. Assim, este projeto tem por objetivo fortalecer e consolidar o Grupo de Estudos em Educação do Campo e os estágios dos estudantes das licenciaturas na EFAP. Para tanto, serão articuladas ações pedagógicas para estimular e orientar os estudantes e professores envolvidos no Grupo de Estudos e no estágio na EFAP. Espera-se com este projeto contribuir para a formação de professores e educadores para atuarem nas escolas do campo da Região dos Inconfidentes.

Ano de vigência: 
2020
Responsável: 

ALEXANDRA RESENDE CAMPOS

Contato: 

alecampos.resende@gmail.com

Programa vinculado: 

Programa UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores

Desenvolver um conjunto de ações extensionistas nas áreas de formação docente e das práticas pedagógicas na educação básica, com a intenção de promover uma aproximação dialógica entre os conhecimentos produzidos na universidade e os contextos reais da educação pública infantil, fundamental e média da região dos Inconfidentes. As ações se desenvolvem em diálogo com os municípios da Região dos Inconfidentes e com a Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto.

Ano de vigência: 
2017, 2018
Responsável: 
Marcelo Donizete da Silva
Contato: 
marmaio1970@gmail.com
Modalidade temática: 
Educação
Modalidade: 
Projetos
Modalidade temática: 
Educação
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Educação do Campo: Caminhos para Soberania Alimentar e Formação Continuada de Professores da rede pública do Território dos Inconfidentes

Resumo: 

A Soberania Alimentar é um conceito frequentemente revisitado, na busca por uma concepção de alimentação que ultrapasse o direito a uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, a soberania alimentar representa o direito e o dever de cada comunidade de produzir seus próprios alimentos. As escolas públicas têm um importante papel nesse cenário, seja pela possibilidade de comprar os alimentos da agricultura familiar pelo PNAE, como pela possibilidade de priorizar essa temática nas discussões das escolas do campo. O presente projeto tem por objetivo fortalecer a discussão da Soberania Alimentar nas escolas do campo do Território dos Inconfidentes, desenvolver junto a elas uma estratégia de abordagem da temática a partir da construção de um Mapa dos Alimentos e de um Plano de Ação Pedagógica que articule a Soberania Alimentar o os conteúdos curriculares obrigatórios. Espera-se com isso, não apenas legitimar a identidade camponesa nas comunidades escolares do campo, mas contribuir para que a escola do campo seja um espaço de referência para as comunidades no desenvolvimento da agricultura familiar

Ano de vigência: 
2020
Responsável: 

MARCELO LOURES DOS SANTOS

Contato: 

marceloloures.cead@gmail.com

Programa vinculado: 

Programa UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores

Desenvolver um conjunto de ações extensionistas nas áreas de formação docente e das práticas pedagógicas na educação básica, com a intenção de promover uma aproximação dialógica entre os conhecimentos produzidos na universidade e os contextos reais da educação pública infantil, fundamental e média da região dos Inconfidentes. As ações se desenvolvem em diálogo com os municípios da Região dos Inconfidentes e com a Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto.

Ano de vigência: 
2017, 2018
Responsável: 
Marcelo Donizete da Silva
Contato: 
marmaio1970@gmail.com
Modalidade temática: 
Educação
Modalidade: 
Projetos
Modalidade temática: 
Educação
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As escolas de Mariana e a Olimpíada Nacional em História do Brasil

Resumo: 

O projeto que ora se apresenta visa estimular os professores de Mariana a participarem da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Desde seu início, em 2009, pouco os professores participaram com as escolas da cidade, logo Mariana, que foi a primeira capital de Minas, é sede do primeiro Bispado (1745), e possui uma instituição educacional com 170 anos, o Colégio Providência. A cidade, que é um celeiro para cultura histórica mineira, pode refletir ainda mais sobre esse processo de construção crescente. Outros projetos de extensão que ora vigoram, no Ichs, como O Arquivo Aberto ajudam este específico em andamento para pensar estratégias de reorganização das ações, visto que as atividades da Olimpíada preveem a tratativa com documentos variados e o acervo do AHCM pode ser de grande valia e significar um importante trabalho coletivo. A Olimpíada Nacional em História do Brasil é de grande importância não só para o aprofundamento dos conteúdos da disciplina de História, mas de conteúdos interdisciplinares, além do desenvolvimento da capacidade de interpretação do texto, da leitura e da escrita. A capacidade de relacionar conteúdos, temas, sistematizar respostas é fundamental para a formação do aluno e o evento é uma ótima oportunidade para que esse processo aconteça.

Ano de vigência: 
2020
Responsável: 

HELENA MIRANDA MOLLO

Contato: 

hmollo@ichs.ufop.br

Programa vinculado: 

Programa UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores

Desenvolver um conjunto de ações extensionistas nas áreas de formação docente e das práticas pedagógicas na educação básica, com a intenção de promover uma aproximação dialógica entre os conhecimentos produzidos na universidade e os contextos reais da educação pública infantil, fundamental e média da região dos Inconfidentes. As ações se desenvolvem em diálogo com os municípios da Região dos Inconfidentes e com a Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto.

Ano de vigência: 
2017, 2018
Responsável: 
Marcelo Donizete da Silva
Contato: 
marmaio1970@gmail.com
Modalidade temática: 
Educação
Modalidade: 
Projetos
Modalidade temática: 
Educação
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Análise da Teoria e Prática das Ações Promovidas pela Mesa Permanente

Resumo: 

Esse projeto tem como objetivo articular as propostas elencadas na Mesa Permanente, com as ações promovidas pelo programa UFOP com a escola a partir das demandas deliberadas pela mesma. Por se tratar de ação do programa a mesa permanente é ferramenta necessária de promoção das atividades extensionistas, de pesquisa e ensino da UFOP com a Escola. Como proposta metodológica a questão será a promover uma análise qualitativa das reuniões articuladoras, cujo objetivo será promover um banco de dados para produção de atividades de formação continuada de professores da região. Esperamos com esse projeto, dar continuidade das análise acerca da mesa permanente no tocante a promoção das ações extensionistas do programa UFOP com a Escola.

Ano de vigência: 
2020
Responsável: 

MARCELO DONIZETE DA SILVA

Contato: 

marmaio1970@gmail.com

Programa vinculado: 

Programa UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores

Desenvolver um conjunto de ações extensionistas nas áreas de formação docente e das práticas pedagógicas na educação básica, com a intenção de promover uma aproximação dialógica entre os conhecimentos produzidos na universidade e os contextos reais da educação pública infantil, fundamental e média da região dos Inconfidentes. As ações se desenvolvem em diálogo com os municípios da Região dos Inconfidentes e com a Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto.

Ano de vigência: 
2017, 2018
Responsável: 
Marcelo Donizete da Silva
Contato: 
marmaio1970@gmail.com
Modalidade temática: 
Educação
Modalidade: 
Programas
Modalidade temática: 
Educação
Leia mais

Educação do Campo: Caminhos para Soberania Alimentar e Formação Continuada de Professores da rede pública do Território dos Inconfidentes

Resumo: 

A Soberania Alimentar é um conceito frequentemente revisitado, na busca por uma concepção de alimentação que ultrapasse o direito a uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, a soberania alimentar representa o direito e o dever de cada comunidade de produzir seus próprios alimentos. As escolas públicas têm um importante papel nesse cenário, seja pela possibilidade de comprar os alimentos da agricultura familiar pelo PNAE, como pela possibilidade de priorizar essa temática nas discussões das escolas do campo. O presente projeto tem por objetivo fortalecer a discussão da Soberania Alimentar nas escolas do campo do Território dos Inconfidentes, desenvolver junto a elas uma estratégia de abordagem da temática a partir da construção de um Mapa dos Alimentos e de um Plano de Ação Pedagógica que articule a Soberania Alimentar o os conteúdos curriculares obrigatórios. Espera-se com isso, não apenas legitimar a identidade camponesa nas comunidades escolares do campo, mas contribuir para que a escola do campo seja um espaço de referência para as comunidades no desenvolvimento da agricultura familiar.

Ano de vigência: 
2020
Responsável: 

MARCELO LOURES DOS SANTOS

Contato: 

marceloloures.cead@gmail.com

Programa vinculado: 

Programa UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores

Desenvolver um conjunto de ações extensionistas nas áreas de formação docente e das práticas pedagógicas na educação básica, com a intenção de promover uma aproximação dialógica entre os conhecimentos produzidos na universidade e os contextos reais da educação pública infantil, fundamental e média da região dos Inconfidentes. As ações se desenvolvem em diálogo com os municípios da Região dos Inconfidentes e com a Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto.

Ano de vigência: 
2017, 2018
Responsável: 
Marcelo Donizete da Silva
Contato: 
marmaio1970@gmail.com
Modalidade temática: 
Educação
Modalidade: 
Projetos
Modalidade temática: 
Educação
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As escolas de Mariana e a Olimpíada Nacional em História do Brasil

Resumo: 

O projeto que ora se apresenta visa estimular os professores de Mariana a participarem da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Desde seu início, em 2009, pouco os professores participaram com as escolas da cidade, logo Mariana, que foi a primeira capital de Minas, é sede do primeiro Bispado (1745), e possui uma instituição educacional com 170 anos, o Colégio Providência. A cidade, que é um celeiro para cultura histórica mineira, pode refletir ainda mais sobre esse processo de construção crescente. Outros projetos de extensão que ora vigoram, no Ichs, como O Arquivo Aberto ajudam este específico em andamento para pensar estratégias de reorganização das ações, visto que as atividades da Olimpíada preveem a tratativa com documentos variados e o acervo do AHCM pode ser de grande valia e significar um importante trabalho coletivo. A Olimpíada Nacional em História do Brasil é de grande importância não só para o aprofundamento dos conteúdos da disciplina de História, mas de conteúdos interdisciplinares, além do desenvolvimento da capacidade de interpretação do texto, da leitura e da escrita. A capacidade de relacionar conteúdos, temas, sistematizar respostas é fundamental para a formação do aluno e o evento é uma ótima oportunidade para que esse processo aconteça.

Ano de vigência: 
2020
Responsável: 

HELENA MIRANDA MOLLO

Contato: 

hmollo@ichs.ufop.br

Programa vinculado: 

Programa UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores

Desenvolver um conjunto de ações extensionistas nas áreas de formação docente e das práticas pedagógicas na educação básica, com a intenção de promover uma aproximação dialógica entre os conhecimentos produzidos na universidade e os contextos reais da educação pública infantil, fundamental e média da região dos Inconfidentes. As ações se desenvolvem em diálogo com os municípios da Região dos Inconfidentes e com a Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto.

Ano de vigência: 
2017, 2018
Responsável: 
Marcelo Donizete da Silva
Contato: 
marmaio1970@gmail.com
Modalidade temática: 
Educação
Modalidade: 
Projetos
Modalidade temática: 
Educação
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Análise da Teoria e Prática das Ações Promovidas pela Mesa Permanente

Resumo: 

Esse projeto tem como objetivo articular as propostas elencadas na Mesa Permanente, com as ações promovidas pelo programa UFOP com a escola a partir das demandas deliberadas pela mesma. Por se tratar de ação do programa a mesa permanente é ferramenta necessária de promoção das atividades extensionistas, de pesquisa e ensino da UFOP com a Escola. Como proposta metodológica a questão será a promover uma análise qualitativa das reuniões articuladoras, cujo objetivo será promover um banco de dados para produção de atividades de formação continuada de professores da região. Esperamos com esse projeto, dar continuidade das análise acerca da mesa permanente no tocante a promoção das ações extensionistas do programa UFOP com a Escola.

Ano de vigência: 
2020
Responsável: 

MARCELO DONIZETE DA SILVA

Contato: 

marmaio1970@gmail.com

Programa vinculado: 

Programa UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores

Desenvolver um conjunto de ações extensionistas nas áreas de formação docente e das práticas pedagógicas na educação básica, com a intenção de promover uma aproximação dialógica entre os conhecimentos produzidos na universidade e os contextos reais da educação pública infantil, fundamental e média da região dos Inconfidentes. As ações se desenvolvem em diálogo com os municípios da Região dos Inconfidentes e com a Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto.

Ano de vigência: 
2017, 2018
Responsável: 
Marcelo Donizete da Silva
Contato: 
marmaio1970@gmail.com
Modalidade temática: 
Educação
Modalidade: 
Projetos
Modalidade temática: 
Educação
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